Notícias

História da Freguesia do Ó | Veja um pouco da história do nosso bairro...

08/03/2016 - História da Freguesia do Ó | Veja um pouco da história do nosso bairro...

noticias

Freguesia do Ó

A Freguesia do Ó é um distrito localizado na região noroeste de São Paulo, que servia de caminho entre a cidade e a região de Campinas e Jundiaí, no interior do estado brasileiro de São Paulo. É conhecido por abrigar a escola de samba Sociedade Rosas de Ouro, heptacampeã do carnaval paulistano.
A denominação de "Freguesia" foi dada ao distrito a partir de um decreto da rainha de Portugal, Dona Maria I, em 15 de setembro de 1796, quando a Vila de São Paulo contava com apenas uma Freguesia - a da Sé. No regime do "Padroado", ao dividir a Freguesia da Sé em três partes, ficou assim constituida a Vila do São Paulo: Freguesia da Sé, Freguesia da Penha e Freguesia de Nossa Senhora do Ó.
A honraria foi a única que se manteve no nome oficial dentre os distritos paulistanos, e que foi concedida como uma forma de divisão do Episcopado, facilitando assim a vida dos fiéis moradores de regiões longínquas, que não mais precisariam se deslocar por horas para receberem amparo religioso. Os demais distritos, como o Brás, Penha e Santo Amaro, aos poucos deixaram de usá-lo nos nomes, e a Freguesia de Nossa Senhora do Ó passou a ser chamada simplesmente de "Freguesia do Ó".

 

História
A região da Freguesia do Ó foi povoada em 1580, quando o bandeirante Manuel Preto tomou posse do lugar com sua família e índios escravos. Seu primeiro nome Citeo do Jaragoá e suas terras incluíam o Pico do Jaraguá (onde se acreditava haver ouro), além das terras correspondentes aos atuais bairros de Pirituba, Limão, Casa Verde e Santana.
Em 1610, Manuel Preto solicitou à sede da paróquia autorização para erguer uma capela em honra de Nossa Senhora do Ó, que deu nome ao lugar. Manoel e sua esposa, Águeda Rodrigues, após obterem despacho favorável em 29 de Setembro de 1615, ao requerimento de provisão que fizeram, pelo motivo de não poderem cumprir suas obrigações religiosas na Vila de São Paulo, juntamente com sua gente, iniciaram a construção da capela dedicada à virgem sob a denominação de Nossa Senhora da Esperança ou da Expectação[1].
Um século e meio depois, em 1796, foi inaugurada a nova igreja dedicada à Virgem do Ó, construída onde hoje se situa o "Largo da Matriz Velha", e se tornou Paróquia pelo alvará de constituição de 15 de Setembro de 1796, concedido pela Rainha de Portugal[2].
A cultura da cana-de-açúcar foi muito praticada na região, principalmente para a produção de aguardente. Inúmeros alambiques asseguravam a produção de fina cachaça, conhecida como caninha do Ó. Outras culturas de subsistência foram também praticadas, como café, mandioca, algodão, milho e legumes. Durante muitos anos, o bairro foi considerado como pertencente ao chamado "Cinturão Verde" da Capital Paulista. O plantio de cana-de-açúcar foi a principal atividade rural da região até a metade do século XX, antes da expansão da urbanização da cidade.
Na década de 50, o distrito foi conectado à cidade, com a construção da Ponte da Freguesia do Ó. Nos anos 80, a administração do prefeito Prestes Maia abriu as Avenidas Inajar de Sousa e General Edgard Faccó, e nelas, realizou a canalização dos rios Cabuçu e Verde (respectivamente).
No ano de 1996, criou-se a Associação Amigos do Ó, cujas conquistas incluem ter transformado um terreno abandonado em uma praça que leva o nome dessa associação. Em 2015, iniciou-se a construção da Estação Freguesia do Ó, parte da futura Linha 6 do metrô, na Vila Arcádia.

Bairros

Além do bairro da Freguesia do Ó, o distrito é formado por outros 48 bairros, possuindo uma população de classe média e média-alta, além de alguns bolsões de pobreza. Em 2008, cerca de 4,5% dos domicílios encontravam-se em regiões de favelas.

Abaixo, segue a relação de bairros que terão estações da Futura Linha 6 do Metrô de São Paulo:
Vila Arcádia / Vila Albertina
Parque Monteiro Soares / Vila Palmeiras
Itaberaba
Vila Cardoso / Sítio Morro Grande




Fonte: Fonte: Origem Wikipédia.

Outras Notícias

Atualização cadastral para pagamento de Aluguel e Condomínio

Aviso Importante: Moradores de imóveis residenciais e comerciais de São Paulo, Grande São Paulo e de todo o Brasil precisar&...

Cálculo do Imposto (IPTU)

IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) Cálculo do Imposto Base de Cálculo A Base de Cálculo do IPTU é o valor ven...

Limite do Financiamento de imóvel Usado na Caixa Econômica Federal

Na manhã desta terça-feira, 8 de março, a Caixa Econômica Federal divulgou novas medidas de estímulo ao crédi...

Descubra a diferença entre Construtora x Incorporadora

O mercado imobiliário possui diversas expressões que confundem os consumidores. Para comprar imóvel na planta é preciso es...

Mercado tem recuperação | Primeiro trimestre do ano mostra evolução

Desde o ano passado, este espaço vem apostando em retomada do mercado. Acreditamos que, sim, podemos estar em um momento ruim, mas nada irrecup...

12º Feirão da Casa Própria SP | 03, 04 e 05 de junho 2016

12º Feirão da Casa Própria SP | 03, 04 e 05 de junho 2016 Documentação básica para solicitaç&ati...

Manutenção contínua diminui o desperdício de água...

Mantenha sempre canos e equipamentos em bom estado. A manutenção contínua diminui o desperdício de água e evita do...

Dicas para atualização de dados cadastrais do IPTU

A atualização de dados cadastrais do IPTU permite: 1) Atualizar, corrigir ou complementar os dados do imóvel ou d...

Documentos necessários para alugar um imóvel conosco

Documentos necessários para alugar um imóvel conosco: Cópia do CPF e RG (todos moradores e responsáveis pela loca&cc...

Metrô Freguesia | Linha Laranja | A Linha 6 - Metro SP

A Linha 6 - Laranja é um projeto da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Na sua primeira fase, ligará a estação...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Sobre Nós

  • GRUPO ALENCAR IMÓVEIS | Creci J 26.569
    Rua Henry Charles Potel, n° 336
    Altura do n° 4.000 da Av Itaberaba

    Freguesia do Ó | Região Norte | SP
    Zona Norte | Cep 02862-000  | São Paulo
    WhatsApp +55 (11) 3851-0240
     
    WhatsApp Adm. | (11) 3985-7183  
    E-mail: contato@grupoalencar.com.br

    Segunda-feira à sexta-feira: 9:30h às 18:30h | Sábados: 9:30h às 14:00h

Contato

  •   Grupo Alencar Imóveis Rua Henry Charles Potel, 336

  •   (11) 3851 3311 | 3851 0240 (11) 3851-0240

  •   Segunda-feira à sexta-feira 9:30h às 18:30h | Sábados 9:30h às 14:00h

  •   Fale Conosco
  •   Política de Privacidade

www.grupoalencar.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.